O joelho é a maior articulação do corpo humano. É formado pela união do osso da coxa (fêmur) com o osso da perna (tíbia). Para ajudar a movimentar uma articulação tão grande, existe uma alavanca potente formada por um osso que fica dentro do tendão do quadríceps, a patela. A patela se articula com o fêmur. Esses são os 3 ossos que formam o joelho.


Acontece que esses ossos não tem um bom encaixe. No quadril por exemplo, a cabeça do fêmur é convexa e se encaixa dentro da bacia, que tem uma cavidade côncava chamada acetábulo. Isso dá uma boa estabilidade óssea para o quadril. Mas o joelho não tem essa estabilidade óssea tão boa. Qual a solução? O joelho depende de cordas para amarrar um osso no outro. Essas cordas, feitas de colágeno e elastina, são chamadas LIGAMENTOS.


Então, LIGAMENTO É UMA "CORDA"  DE COLÁGENO QUE UNE DOIS OSSOS.


No joelho, existem 4 GRANDES LIGAMENTOS (FIGURA): LCA, LCP, LCM E LCL






LCA: ligamento cruzado anterior. É o ligamento mais lesado nas torções do joelho. Tem pouco potencial de cicatrização, o que o leva a ser o ligamento mais operado. 


LCP: é o mais forte e mais importante. Para lesá-lo é preciso um trauma direto, como cair de joelho no chão, ou traumas de alta energia como quedas de moto ou acidentes de carro. 


LCM: fica do lado de fora da articulação, é o segundo mais lesado do joelho, mas cicatriza muito bem obrigado! Por isso não existem tantos pacientes com cirurgia do LCM igual a multidão de pessoas que operaram o LCA.


LCL: também do lado de fora da articulação, mas cicatriza mal. A lesão é rara, geralmente ocorre junto com a do LCP nas lesões de alta energia. 







Nos próximos textos vou escrever mais detalhes sobre as lesões de cada um, os tratamentos disponíveis, quando operar, como operar e o que esperar da reabilitação. 


Até breve!!!